Home O SIMESP Serviços Financeiro Comunicação Notícias e Eventos Contato Links
Simesp
Área do Médico

Associe-se Atualize seus dados Faqs Certidão de Quitação
Comunicação
 


   Editoria: De: Até:    

06/12/2017
Simesp apoia o movimento dos estudantes da USP pela preservação do HU
 

SIMESP
O Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) vem a público declarar seu apoio ao movimento dos estudantes de medicina e enfermagem da Universidade de São Paulo (USP) em defesa do Hospital Universitário (HU). Esse hospital, assim como os Centros de Saúde-Escola (CSE) Samuel B. Pessoa – Butantã, vinculado à Faculdade de Medicina, e Paula Souza, vinculado à Faculdade de Saúde Pública, estão sofrendo um intenso processo de precarização, com redução da quantidade de profissionais, o que tem trazido prejuízos ao ensino e assistência à saúde.

Os idealizadores do HU e dos CSEs visaram criar uma plataforma de ensino docente-assistencial para a formação prática de profissionais de saúde. Mantidas financeiramente pela universidade, essas unidades se tornaram referência em qualidade e produziram muitas das ações que seriam agregadas posteriormente ao próprio Sistema Único de Saúde (SUS). Nesses serviços, os profissionais reconhecem e exercem seu papel no ensino, ou seja, o corpo clínico ensina e atende, o que garante uma ótima qualidade de preceptoria e assistência. Esse padrão-ouro só é possível devido a um plano de carreira e condições de trabalho que garantem a permanência de profissionais com alta qualificação em um projeto integrado de ensino, pesquisa e assistência.

Entretanto, esses serviços precisam estar efetivamente integrados à rede regional de saúde na prestação de contas na pactuação de fluxos com a rede e na definição de indicadores assistenciais. Os conselhos diretores desses serviços são compostos por professores, com uma representação desproporcional em relação aos usuários, aos trabalhadores, aos estudantes de graduação, aos residentes, aos gestores do próprio serviço e ao gestor municipal e/ou estadual. Isso retrata que o HU e os CSEs estão privados aos interesses de uma única categoria da universidade. Tornar esses serviços públicos significa mudar as estruturas de decisão, garantindo participação equilibrada de todos os envolvidos no processo ensino-assistência-gestão.

Os gestores municipal e estadual de saúde precisam se responsabilizar em também investir na assistência à saúde nas regiões em que há serviços da universidade. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) da capital paulista e a Secretaria Estadual da Saúde (SES) de São Paulo devem assumir seu papel constitucional na perspectiva da integração ensino-serviço-comunidade, considerando as melhores recomendações sobre a formação de profissionais de saúde. Propor um convênio entre a Autarquia Hospitalar Municipal e o HU contratando profissionais que devem “apenas atender” não é assumir essa responsabilidade sanitária, muito menos na perspectiva da integração ensino-serviço-comunidade. Além disso, os contratos propostos pela SMS não garantem os mesmos direitos, salários e plano de carreira doso funcionário USP. Tal situação cria duas categorias, o que gera conflitos na rotina do serviço, prejudicando, a longo prazo, o ensino e assistência, como já acontece em outros locais do Brasil.

Assim, o Simesp apoia movimento dos estudantes de medicina e enfermagem que reivindicam qualidade assistencial e de ensino no HU e a contratação de mais profissionais via USP. Repudiamos qualquer forma de assédio que impeça a livre manifestação de opiniões ou do direito de greve. Por fim, o sindicato ressalta que todas as medidas, visando recuperar a situação do HU, devem ser amplamente discutidas de forma transparente com todos os envolvidos, incluindo estudantes, residentes, usuários e trabalhadores.


Siga-nos

Fan page: https://www.facebook.com/simespmedicos

Youtube: https://www.youtube.com/simespmedicos



Voltar



O SIMESP Serviços Financeiro Comunicação Notícias e Eventos Contato  Links
- Diretoria
- Regionais
- Estatuto
- Processo Eleitoral
- Perguntas frequentes (FAQ)
- Associe-se
- Atualize seus dados
- Assessoria Jurídica
- Processos online
- Campanhas Salariais
- Convenções Coletivas
- Cálculo de I.R.
- Homologação
- Banco de Empregos Médicos
- Banco de Imóveis da Saúde
- Mural de Devedores
- Simesp+
- Tipos de Contribuição
- Calendário de Cobrança
- Certidão de Quitação
- TV Simesp
- Revista DR!
- Jornal do Simesp
- Simesp Esclarece
- Movimento Médico
- Simesp na Midia
- Cultura e Arte

Sede: Rua Maria Paula, 78 - 1º ao 4º Andar | São Paulo - SP | Cep: 01319-000 | Fone: (11) 3292-9147 - | Fax: (11) 3107-0819