Home O SIMESP Serviços Financeiro Comunicação Notícias e Eventos Contato Links
Simesp
Área do Médico

Associe-se Atualize seus dados Faqs Certidão de Quitação
Comunicação
 


   Editoria: De: Até:    

20/07/2018
Ação do Simesp na Justiça do Trabalho contra OS que administra AME em Ourinhos terá uma pausa para abertura de negociação direta

A Famesp, que fazia a gestão do serviço, não aplicou reajuste de 9,62%, referente à Convenção Coletiva de Trabalho de 2016 e a Santa Casa de Assis que a substituiu ainda não quitou a dívida

SIMESP
Em audiência na última segunda-feira, 16 de julho, a Justiça do Trabalho acolheu o pedido de pausar, por 30 dias, o andamento da ação movida pelo Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp), que pleiteia o pagamento do reajuste salarial, previsto na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) de 2016.

A suspensão temporária é para que a organização social (OS) Santa Casa de Misericórdia de Assis, que atualmente administra o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Ourinhos, levante as informações de quantos médicos não receberam o reajuste e qual valor será necessário para fazer a quitação da dívida. Além disso, a OS deverá entrar em contato com o Sindicato para propor de como seria possível fazer o pagamento.

Essa pausa, chamada de sobrestamento nos termos jurídicos, foi solicitada pela Santa Casa e acatada pelo Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) e pela Justiça do Trabalho. E nesse período a instituição deve se posicionar, caso contrário, o Simesp notificará a Justiça que não houve contato para que haja o julgamento da ação.

O presidente do Simesp, Eder Gatti, avalia que, apesar da demora, qualquer decisão será favorável aos médicos. “A aplicação retroativa é obrigatória, pois está estabelecida em Convenção Coletiva de Trabalho. A única questão é definir como as diferenças retroativas serão pagas”, pondera e completa: “Pra isso precisamos aguardar se haverá uma proposta de pagamento por parte da Santa Casa ou se será definido pela juíza em audiência de julgamento, caso a instituição não se posicione”. Além disso, as diferenças retroativas continuam sofrendo correção monetária e acréscimo de multa por descumprimento da CCT.

Entenda o caso
O Sindicato entrou com uma ação na Justiça do Trabalho contra a organização social (OS) Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp) pelo descumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho de 2016, que concede aos médicos reajuste salarial de 9,62%. “Além de desrespeitar a convenção, a Famesp sub-rogou os contratos dos médicos para OS Santa Casa de Assis sem fazer essa correção salarial”, explica Eder Gatti, presidente do Simesp.

Nessa ação estão sendo representados os médicos que atuam no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Ourinhos, que passou a ser administrada pela OS Santa Casa de Misericórdia de Assis desde outubro de 2017. Com isso, em audiência que aconteceu no dia 26 de janeiro, a Justiça do Trabalho de Ourinhos determinou que a Santa Casa de Assis fosse incluída nos autos como parte interessada para que também participe do processo.

Segundo o presidente do Simesp, o fato do contrato com os médicos ter sido sub-rogado, ou seja, ter sido transferido de uma organização social para outra, faz com que a Santa Casa também seja responsável pelo pagamento das dívidas trabalhistas referentes ao contrato anterior. Além disso, a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo também tem responsabilidade, já que é responsável pelo AME.

A ação na Justiça tem como objetivo que o reajuste seja aplicado de forma retroativa (a data-base da categoria é 1º de setembro e o cálculo para o reajuste deve ser feito sobre os salários pagos em 31 de agosto de 2016).

Continue acompanhando o andamento deste processo nas mídias do Simesp e, se você ainda não é associado ao Simesp, sindicaliza-se! É a sua sindicalização que garante a atuação do Simesp contra a precarização do trabalho médico. Clique no link e saiba como é fácil se associar: https://bit.ly/2EBl0p7.

Juntos somos mais fortes!


Siga-nos

Fan page: https://www.facebook.com/simespmedicos

Youtube: https://www.youtube.com/simespmedicos



Voltar



O SIMESP Serviços Financeiro Comunicação Notícias e Eventos Contato  Links
- Diretoria
- Regionais
- Estatuto
- Processo Eleitoral
- Perguntas frequentes (FAQ)
- Associe-se
- Atualize seus dados
- Assessoria Jurídica
- Processos online
- Campanhas Salariais
- Convenções Coletivas
- Cálculo de I.R.
- Homologação
- Banco de Empregos Médicos
- Banco de Imóveis da Saúde
- Mural de Devedores
- Simesp+
- Tipos de Contribuição
- Calendário de Cobrança
- Certidão de Quitação
- TV Simesp
- Revista DR!
- Jornal do Simesp
- Simesp Esclarece
- Movimento Médico
- Simesp na Midia
- Cultura e Arte

Sede: Rua Maria Paula, 78 - 1º ao 4º Andar | São Paulo - SP | Cep: 01319-000 | Fone: (11) 3292-9147 - | Fax: (11) 3107-0819