Home O SIMESP Serviços Financeiro Comunicação Notícias e Eventos Contato Links
Simesp
Área do Médico

Associe-se Atualize seus dados Faqs Certidão de Quitação
Comunicação
 


   Editoria: De: Até:    

12/02/2020
Médicos residentes realizaram assembleia por reajuste da bolsa
Haverá nova assembleia para discutir possível parecer governamental no dia 17

SIMESP
No dia 10 de fevereiro, residentes realizaram assembleia a fim de debater o valor da bolsa de residência médica, que não é reajustada há quatro anos. Além da defasagem, o aumento das alíquotas previdenciárias decretado por Bolsonaro no início do ano aumentará o desconto sobre a bolsa de 11% para 14%. Representante do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) e da Associação dos Médicos Residentes da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Amerusp) estiveram presentes no encontro.

O Ministério da Saúde propôs um reajuste de 14% no valor da bolsa, além de alterações na lei de residência médica. A proposta foi rejeitada pela Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR) que, em contraproposta, solicitou 50% de reajuste e um novo marco regulatório para modernizar as leis às quais estão sujeitos médicos residentes. O governo federal tem até o dia 16 de fevereiro para responder à ANMR.

“É prática corriqueira do Estado protelar por anos a revisão desses valores. Em consequência disso, periodicamente vemos greves de residentes que se veem sem alternativas”, conta Victor Dourado, que representou o Simesp na assembleia. Segundo ele, os reajustes dos valores da bolsa de residência médica costumam acontecer somente sob pressão dos próprios médicos residentes. Para Dourado, a esperança é que a negociação proporcione condições adequadas para a realização das atividades de residência médica e provimento de saúde pública à população.



Voltar



O SIMESP Serviços Financeiro Comunicação Notícias e Eventos Contato  Links
- Diretoria
- Regionais
- Estatuto
- Processo Eleitoral
- Perguntas frequentes (FAQ)
- Associe-se
- Atualize seus dados
- Assessoria Jurídica
- Processos online
- Campanhas Salariais
- Convenções Coletivas
- Cálculo de I.R.
- Homologação
- Banco de Empregos Médicos
- Banco de Imóveis da Saúde
- Mural de Devedores
- Simesp+
- Tipos de Contribuição
- Calendário de Cobrança
- Certidão de Quitação
- TV Simesp
- Revista DR!
- Jornal do Simesp
- Simesp Esclarece
- Movimento Médico
- Simesp na Midia
- Cultura e Arte

Sede: Rua Maria Paula, 78 - 1º ao 4º Andar | São Paulo - SP | Cep: 01319-000 | Fone: (11) 3292-9147 - | Fax: (11) 3107-0819